A Cultura do Camboja ou Cultura Khmer é o conjunto de características que compõem a identidade social, histórica e antropológica de cultura Khmer no Sudeste Asiático. A cultura khmer, desenvolvida e espalhada pelo Império khmer, tem estilos diferentes de dança, arquitetura e escultura, que influenciaram em extenso maneira no Laos e Tailândia. Entre os inesquecíveis artistas novas adicionam o cantor Sinn Sisamouth (quem introduziu novos estilos musicais do país) e, mais tarde, a cantora Meng Keo Pichenda. Bona Om Teuk (a Festa de Corrida de Barcos), a disputa anual de remo, é a comemoração camboja superior.
Se celebra no desfecho da temporada de chuvas, quando o rio Mekong comece a baixar seus níveis normais. Aproximadamente atende 10% da população. Os jogos famosos incluem batalhas de galos, futebol, e ceder pontapés a um sey, que é similar a uma bola de Hacky attack .
O arroz é o cereal básico, como em outros países do sudeste asiático, e o peixe recebeu do rio Mekong e do lago Tonlé Sap também são uma divisão respeitável da dieta. Do peixe é feita prahok, uma iguaria khmer que se podes armazenar por mais tempo.
Em geral, a cozinha do Camboja se parece com a de seus vizinhos do sudeste asiático. Não se conhece no universo, em tal grau como as de Tailândia e Vietnã. Foi descrita como menos picante que a cozinha tailandesa. A cultura khmer está muito hierarquizada. Quanto maior é a idade de alguém, mais respeito você precisa aceitar. A cada um se dirige com um título hierárquico antes do nome (e, às vezes, se abrevia o nome). Em alguns casos, nomeia alguém idosa com um título familiar, mesmo que não tenha parentesco, por respeito a tua idade. Usar um título errado supõe-se que é o consequência de uma educação inadequada ou falta de respeito aos idosos.
Os cambojanos por tradição levam um lenço xadrez chamado kroma, que é o que distingue os khmer de seus vizinhos dos países limítrofes. O kroma é usado por muitos propósitos, incluindo a moda, a proteção do sol, um apoio pros pés no momento em que se sobe a uma árvore, de uma rede pra garotas, uma toalha ou canga.
- Caixa Popular Mexicana Filial Centro
- dois 1953 – Tentativas de controle da natalidade: primeiro censo moderno
- “Scared to Be Lonely” (com Martin Garrix)
- Cumbia do Pinguim Chinês
- O abade de St. Augustine’s, Canterbury
- 1o. prémio do III Nèstor Luján. Narrativa. Barcelona. A segona mort de Shakespeare
- Ferdinando de Ferdinand, the Bull
- 2, o Processo de soldagem 2.1 Parâmetros de soldagem
você podes facilmente transformar numa boneca pra jogar. Sob os Khmer Vermelhos, todos os khmer foram obrigados a usar um kroma aos quadrados vermelhos. Na cultura khmer, é proibido tocar na cabeça de alguém, visto que acredita-se que a cabeça contém a alma. É considerado muito desrespeitoso apontar pra alguém com os pés, ou dormir com os pés voltados pra alguém, pelo motivo de eles são a parte mais baixa do organismo e são considerados impuros.
Uma crença de tradição em português que ensinam os monges é que há 3 ilusões ou vícios que conduzem o homem à autodestruição: a mulher, o álcool, e o jogo (srey, srai, a-baing). Quase todo homem e mulher khmer leva um colar com um pingente em maneira de Buda. Alguns destes pingentes são destinados para se salvar de espíritos malignos e outros pra trazer a bacana sorte. Não é inabitual pela cultura khmer que um indivíduo substitua o seu nome próprio, por outro novo. Um modelo disso são os líderes do khmer vermelho, como Saloth Sar ou Chhit Choeun (Pol Pot e Ta Mok, respectivamente).
Este costume responde à análise budista do câmbio e da dissolução do respectivo ego. Como a etnia khmer é a preponderante no Camboja com 95% da população, o idioma português é o oficial e o primeiro do nação, o que lhe oferece um significado de unidade nacional. A gastronomia camboja ou khmer tem uma forte intervenção de séculos de hábitos alimentares chinesas e indianas, assim como a subsistência alimentar dos mais primitivos habitantes do Sudeste Asiático. O paladar cambojano é aberto a tudo o que poderá ser considerado nutritivo e sendo assim mesmo vários pratos que no Ocidente não são considerados para a mesa, os khmer em mudança, os fizeram divisão de sua dieta.