Discrição é a palavra que melhor define a Isabel dos Santos, filha filha mais velha do presidente de Angola. Tornou-se a primeira billonaria africana, de acordo com a revista Forbes, graças à fortuna com os negócios que criou, e com os que tem ido às compras. Casada, com três filhos, vive dividida entre tuas casas de Luanda, Lisboa e Londres. É uma mulher de negócios que tenta passar tudo o despercebida que poderá diversas vezes torna-se dificultoso. Recusa a dar entrevistas e quem a conhece, prefere não falar dela, entretanto é inevitável que se escreva sobre a tua vida e acima de tudo a respeito da riqueza que foi pensado.
Em Angola é conhecida por “princesa” e ela também se destaca por tua sofisticação e pela tua inteligência. Entretanto há quem diga que não se move sem consultar antes o seu pai e que teu marido também tem a toda a hora qualquer coisa a expor.
“Em um primeiro momento quer oferecer uma imagem fria e afastado, mas é mais aparência; se mostra disposta a amparar”, explica a ABC uma referência do governo. A Isabel dos Santos saem vários amigos, principlamente portugueses com interesses em Angola.
A filha de José Eduardo dos Santos está presente em alguns dos mais mediáticos negócios que são realizados no país vizinho. Banca, energia, distribuição e telecomunicações são setores em que entende fazer bons negócios. Pela Santoro holding controla 25% do Banco BIC (160 milhões de euros) que, por tua vez, é o dono do BPN, e 19,4% do BPI (465 milhões).
- Bancos e Corporações Financeiras: Bancos Nacionais, Internacionais
- quarenta e cinco horas. O adeus de Bonucci a Juve: “Uma esplêndida história”
- três Casamento com Burke
- Reconhecer quem o utilizará e como
- 60 Elementos de Combate Fluvial Pesados (ECFP)
Com Esperanza e em parceria com a Sonangol tem o 33,34% da Galp através do controle de 45% da Amorim Energia. E com a Kento holding controla 28,8% da ZON, uma participação avaliada em 385 milhões de dólares.
Fontes consultadas pela Forbes apontam que controla 25% da operadora de smartphones das principais redes, participação que, por si só, vale como mínimo 1.000 milhões de dólares”, de acordo com analistas de telecomunicações. Apesar dos esforços de Dois Santos por oferecer transparência aos seus negócios, em corporações de participação pública, e com base na legislação europeia, ser filha do presidente de Angola levanta outras questões.
O caso de uma das principais redes é o seu negócio mais polêmico, pelo motivo de tudo indica que tua entrada foi graças à socorro de teu pai, segundo recolhe um telegrama confidencial da embaixada americana em Luanda, que teve acesso Wikileaks.
Mulher, civil e supostamente sem pretensões políticas, Isabel dos Santos sobe sem ambicionar tanto ciúme como simpatia. No entanto ela parece alheia a esse alvoroço, com tópico em seus negócios e em sua família. Adora frequentar com suas colegas outro de seus restaurantes, Ooh.dah, bem como em Luanda.