eu Conheci Miguel Nigorra há quatrorze anos no teu quartel-general de Santa Ponça, com tua eterna cabeleira branca, teu enxergar penetrante e tua firmeza impecável e implacável. Não em vão foi um dos poucos empresários que apostou decididamente pelo turismo a respeito uma das fazendas mais cotadas pelos grandes traficantes, Juan March Ordinas incluído, por sua localização estratégica: a de Santa Ponça. Aquela revelação jornalística removeu os fundamentos das estruturas de poder em Maiorca e os delicados terra de São Massot, transformaram-se em um caminho assunto bélico. Miguel Nigorra havia sido punido pelo PSOE de Margarida Nájera a não poder construir nunca mais no município e Munar fez a exceção com o seu íntimo Serra, pra assegurar um ricaço negócio imobiliário.
Assim as coisas nessa Maiorca máfia, e cativa, Miguel Nigorra teve que decidir em tempo recorde se olhava pro outro lado e troca uma contrapartida posterior, envolvendo-se em segredo em troca de favores, ou denunciava similar escândalo. Nunca um episódio desses recursos serviu para comprovar de modo tão fidedigna a verdadeira face de seus protagonistas e a tua prontamente quase esquecido nó e desenlace serve agora de homenagem no dia de sua morte.
Nigorra consultou com um de seus advogados, o ex-presidente do Congresso dos Deputados Félix Pons e decidiu iniciar a disputa, com todas as resultâncias. No meio da disputa, Dom Miguel aproveitou um encontro em pessoa, pouco depois, com o pois presidente balear Jaume Matas, que pressionou a favor da operação na famosa comida do Hotel Mardavall.
Se cruzaram no casamento da filha do financeiro José Francisco Conrado de Évora e em um aparte ele respondeu: “Jaime, eu não imagino o que ocorreu, quero que me dês uma descrição”. A resposta de Matas foi a que segue: “O que você precisa fazer, Miguel, é te humilhar pra Pedro Serra”.
- Quarenta e cinco h Começa a tua intervenção Miquel Iceta (PSC)
- 4 Semana Santa
- 5 Ações da LAN
- Secna (Corantes naturais); 51% (2015)
- 1, A intervenção soviética no Afeganistão
- 4 Em busca do mercado chinês
aviso presidencial seguiu-se um telefonema em que o editor lhe advertiu, em referência a teu alinhamento com os dados desse jornal: “Os amigos dos meus adversários são meus oponentes”. “Eu vou ser conhecido de quem eu quiser”, ele cortou a seco, colocando um ponto encerramento em contactos.
Nigorra contava a incomodar, acima de tudo, não a resposta que ele soltou e sim ter levantado mais da conta o tom de voz, atingindo um nível pra ele inapropriado. O destino quis, anos depois, que os 2 protagonistas daquela competição tenham falecido com apenas um mês e meio de diferença. Quando passar o tempo e se disipen os elogios impostados e as cerimônias excessivas, a história colocará qualquer um em seu blog, com suas luzes e suas sombras. De um lado, o promotor de São Massot e seus cúmplices. De outro, o homem que sobreviveu a este ajuste de contas e que a toda a hora será lembrado, e bem como pelos seus sucessos empresariais, por uma particularidade excepcional: ter tido a valentia de não ceder à chantagem.