Os ataques informáticos tornaram-se uma ameaça para qualquer usuário, porém não são menos pra organizações complexas (e vulneráveis), como as empresas, as instituições públicas ou as grandes infra-estruturas. O rápido avanço da tecnologia abre grandes oportunidades para o sistema eficiente e, por sua vez, exige uma actualização infinito e uma avanço na luta contra um oponente de calado, o cibercrime. Este tipo de ataques comporta pela maioria dos casos, um gasto alto pra corporações, mermando seus recursos e afetando também a tua reputação.
O Instituto Nacional de Cibersegurança (Incibe) estima que as atividades ilícitas por meio da web em o mundo todo mover mais de um bilhão de euros por ano. E quase um terço das médias e grandes corporações, em Portugal e em toda a Europa reconheceram ter sofrido um ataques virtuais no último ano, de acordo com o International Business Report da consultoria Grant Thornton. Grandes números para um fenômeno insuficiente conhecido. Eis outras perguntas básicas que podem acudir a assimilar o ataque em massa a corporações, como o confirmado ontem pelo governo, e que foram se espalhando pra outros pontos do planeta.
- Jalu (discussão) 18:23 21 jan 2014 (UTC)
- Perguntas mais FREQUENTES
- A inteligência computacional
- 1 História 1.Um Crescimento
- dois Compilado ou interpretando
o Que é um ‘ransomware’ e como ocorre? O que é um ‘ransomware’? Basicamente, trata-se de um programa malicioso ( malware) que bloqueia os computadores pessoais e dispositivos móveis -tablets, telefones – ou criptografa os arquivos dos computadores infectados pra impossibilitar o acesso ao usuário.
Os cibercriminosos enviam uma mensagem onde pedem uma quantia de dinheiro (em caso de Telefone, de 300 dólares em bitcoins) pra desbloquear o computador e recuperar os dados. Esse bloqueio não é um vazamento de dados. Como se produzem estes ataques? O que é um ‘criptoware’ e como funciona o WannaCry? O que é um ‘criptoware’?
É um tipo de ransomware. Segundo a Europol, foi uma das técnicas mais utilizadas em 2016 por ciber-criminosos. O Ministério de Energia, Turismo e Agenda Digital explicou ontem que, de acordo com as análises realizadas, trata-se de um WannaCryptor, “uma variante das versões anteriores do WannaCry”.
Infecta o pc para enviar todos os seus arquivos e os de outros dispositivos que estão conectados a uma rede recinto. Deste jeito, poderá-se infectar outros pcs da organização. O programa malicioso se aproveitou de uma vulnerabilidade do sistema operacional Windows. No passado dia quatrorze de março, a Microsoft deu conta de que esse ‘furo’ no sistema operacional, a começar por teu boletim. O que há que fazer depois nesse ataque em massa?
o Que é o CCN-CERT, responsável conferir o ataque? O Centro Cryptologic Nacional, é um organismo amarrado ao Centro Nacional de Inteligência (CNI). Criado em 2006, tem a competência de gerir “ciberincidentes que afetem os sistemas do setor público, corporações e empresas de interesse estratégico pra a nação e para qualquer sistema de classificados”.
o Que há que fazer depois nesse ataque em massa? O CCN recomenda-se atualizar os sistemas Windows com a versão mais recente ou baixar o patch que foi projetado expressamente Microsoft pra fechar este ponto fraco. Para os usuários de versões mais antigas como o Windows 7, pros quais não existe nem sequer atualização ou patch, pedem “pra isolar a rede ou desligar, conforme o caso”.
Ademais, o Ministério de Energia, Turismo e Agenda Digital assegurou ontem que Incibe estava trabalhando tanto com as empresas diretamente envolvidas como com algumas organizações candidatas a sofrer esse tipo de ataques. Você deve pagar aos cibercriminosos? Você tem que pagar aos cibercriminosos?