Os humanos, somos seres sociais por meio ambiente. Praticamente toda humanidade entende que se lhe dói a orelha uma circunstância é recorrer a um médico especialista em otorrinolaringologia, ou se sofrer de erupções cutâneas, a um dermatologista. Mas para que o psicólogo deve recorrer no momento em que o desconforto é do domínio das emoções?
o, Quer dizer, a um psicólogo especialista em terapia curto? São preferíveis as sessões indviduales ou as execuções em grupo? Não seria melhor um psiquiatra e resolvê-lo com umas pílulas? Talvez um coach, tão na moda nesta ocasião? As experiências são múltiplas.
Fernando Artal, psicólogo, primeiro quer ressaltar que o primeiro filtro pra discernir que profissional recorrer é, sem dúvida, a idade. Parece não haver muitas perguntas em ligação ao que o profissional deve recorrer quando se trata dos filhos, entretanto não está tão claro no momento em que se trata de adultos. Deste modo, antes de mais nada, “o adulto precisa expressar o que quer, quais são seus objetivos”, explica Josep Vilajoana.
Raquel Ferrari, vogal da junta de governo do Col.legi de Psicòlegs de Catalunya dedicada a todos os focos relacionados com o exercício da clínica, explica que, antes de tudo, o paciente tem que ter claro o que desejas. Raquel Ferreira. Nesse sentido, o profissional irá discernir e esclarecer ao paciente os prazos e se os objectivos são realistas. Desta forma, no momento em que se pergunta a que psicólogo recorrer Raquel Ferrari aconselhável entrar em contato com a universidade Oficial de Psicologia, e não se preocupar se o psicólogo é especializado em um tipo de terapia ou de outra.
- Fazer um balanço entre o gasto calórico da menina e a atividade física que faz
- 2 Iogurtes desnatados
- 8ºPum ~ 1ºPum – (Sendo 8ºPum o mais inexperiente e 1ºPum o mais experiente)
- O extinto moa gigante é a ave mais alta conhecida, com até 3,7 m de altura
- 3 Más combinações
- 3 da Marvel Cinematic Universe 5.3.Um Iron Man dois
- Região tipo: Mar Mediterrâneo (Ilhas Baleares, Costa Brava, pela Provença, Córsega)
- Fatores que envolvem o tempo de descanso
O sério é que esteja colegiado. Raquel Ferrari comenta que quando ela deriva para outro colega, é em razão de garante a propriedade e seriedade do profissional. Mas no trato com o universo emocional, existe um intangível: a empatia, o que os profissionais chamam a transferência entre paciente e profissional.
Luis Folgado de Torres, psicólogo clínico, explica que existem diversas maneiras de escolher psicólogo. Entretanto, existe um mas. Desse jeito Raquel Ferrari afirma que o psicólogo pode ser agradável, “porém é primordial que haja empatia”. E Javier Urra inclui que o vínculo entre o terapeuta e o paciente é quase decisivo. Sem empatia, é penoso que a terapia funcione.