Escrevo propostas comerciais há mais de uma década, e devo confessar que, durante longo tempo, detesté todo o modo até o mais mínimo detalhe. Eu Me preocupava com o evento de poder estar “inventándomelo tudo”, diversas vezes usava propostas anteriores, como guia, contudo era visível que era uma cópia formada pra outro folheto. Duvidava de muitas das frases que escrevia e não conseguia tirar da cabeça que existia a perspectiva de receber um inevitável rejeição.
Por acaso, isto não é desse modo. Com o tempo me dei conta de que minha capacidade de escrita não era o fator importante pra vencer projetos. Na realidade, 90% das minhas propostas comerciais se aceitavam, por algo bem mais acessível: as entrevistas que eu tinha com meus prospectos.
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Ainda me lembro no momento em que recebia e-mails que começam com “caro designer”. Domina do que eu falo, o Falo desses e-mails nos quais o remetente altere o seu nome antes de enviar as mesmas mensagens a outras 20 agências. Quando recebia uma dessas mensagens, me emocionaba muito e fazia uma proposta já. Após tudo, contava com toda o dado que precisava no primeiro e-mail do remetente: o
Precisavam montar um website! Porém claro, esta é uma má maneira de descobrir bons freguêses, e ainda pior de obter um serviço sério. Para adquirir projetos de forma resistente, precisa investir tempo pra assimilar seus consumidores e seus dificuldades.
todavia, isso gera uma indecisão: será que Tudo depende de se a recompensa merecerá a pena. Se você aplicar tempo para redigir a proposta, deverá comprometer-se a investir tempo pra achar o que realmente querem pros seus clientes. Por que não vontade suficientes propostas?
Era uma das diversas escolhas de uma lista, e o freguês só buscava o ótimo preço (de qualquer maneira, esse não é um bom consumidor). Te limitaste a apresentar com o freguês a respeito tuas habilidades e os sucessos que você colhido com elas.
Não lhe argumentou como você poderá ajudá-lo especificamente. 15.000. Qual é o valor? Já enviou uma proposta com o comprimento de um romance. Ninguém irá ler a tua obra-prima de cinquenta folhas. Nunca. Ao longo dos últimos dois anos e meio de desenvolvimento de Nusii (website em inglês), observamos que mais de 80% das propostas que se aceitam contém entre cinco e 8 páginas ou seções. Pra cada pessoa, essa é uma leitura curto.