Angela Isadora Duncan, chamado de Isadora Duncan (San Francisco, vinte e sete de maio de 1877 – Nice, quatrorze de setembro de 1927), foi uma bailarina e coreógrafa norte-americano, considerado por muitos como a criadora da dança moderna. Filha de um casal desunido e, finalmente, divorciado, inclinou-se pra dança desde criança. Aos 11 anos, abandonou a universidade pra se dedicar a tua paixão e dezessete dirigiu-se para Nova Iorque, onde entrou para a companhia de Augustin Daly. Em 1884, a mãe fundou uma escola de dança em Oakland, onde naquela data estava vivendo com seus 4 filhos.
nessa universidade, Elizabeth logo se transforma em mestre principal de dança. Mais tarde, Raymond assim como coopera dando aulas lá. Com a idade de 11 anos, Isadora Duncan abandonou os seus estudos no colégio e se une à tua irmã, Elizabeth para trabalhar ela bem como pela escola de dança com os mais pequenos.
Dominaram as aulas de música Mozart, Schubert e Schumann, que tiveram uma irrecusável interferência no posterior desenvolvimento artístico de Isadora. De acordo com seus biógrafos, Isadora era uma garota tímida e retraída que costumava jogar pela praia, sempre que observava o mar. Teu fascínio pelo movimento das ondas seria o germe de tua arte nos anos posteriores. A criancinha Isadora imaginava, desse modo, movimentos de mãos e pés que acompanhavam as ondas da baía de San Francisco, e que seriam a origem de seu peculiar modo de Dança.
A interferência do mar e os seus jogos pra criancinhas são recolhidos na sua Autobiografia, publicada em 1927. Quando Isadora chegou à adolescência, a família mudou-se pra Chicago, onde Ele estudou dança clássica. A família perdeu todos os seus bens em um incêndio e mudou-se mais uma vez, desta vez para Nova York, onde Ele ingressou em companhia de teatro do dramaturgo Augustin Daly.
- 8 lobisomem
- 4 4o Espaço – Sombra de Olhos Shanny
- Exame desfecho
- Ataque extra em forma de sombra com 25% de que possa apresentar-se
- Use um bloqueador de pop-up no navegador
- Antonio de la Torre (Tarde pra ira)
- Item cujo histórico de vandalismo induz a confiar que sempre haverá novos vandalismos
No começo do século xx, Isadora convence sua mãe e sua irmã pra que a família emigre para a Europa. Durante o seu estágio em Londres, Isadora Duncan, sempre impaciente e autodidata, passa longas horas no Museu Britânico. O fascinam as expressões artísticas da Grécia antiga, que assume algumas formas, que serão, em seguida, características de sua dança, tais como inclinar a cabeça para trás como as bacantes. É nessa data que começa a se robustecer o estilo único de Isadora. Isadora era plenamente consciente de que seu tipo era uma ruptura radical com a dança clássica, e por esse significado se via a si mesma como uma revolucionária precursora em um fato artístico de revisão generalizada dos valores antigos.
Ao mesmo tempo que o teu estilo se ia consolidando, Isadora estudava em profundidade a dança e a literatura antigas de lado a lado dos museus, particularmente o Louvre de Paris, a National Gallery de Londres e o Museu Rodin. Os temas das danças de Isadora eram clássicos, frequentemente relacionados com a morte ou a agonia, contudo em oposição aos focos da dança clássica conhecida até em vista disso, que giravam ao redor heróis, trolls e goblins. É reconhecível que o modo de Isadora chocase no começo ao público do momento, acostumado à linguagem da dança clássica.
Chegou a Buenos Aires na primeira vez em 1916. Fez a revolução, a bailarina americana pela data tinha 38 anos e a tua fama e o seu sucesso foi alcançado, especificamente na Europa, alturas extraordinárias. Contudo o golpe atroz que havia representado para ela, a morte, em 1913, seus dois filhos em um acaso de veículo perto de Paris, alterou a sua vida de uma maneira definitiva.
As extravagâncias de Isadora —que incluíam uma despreocupação total com o dinheiro, eu o tivesse ou não— tornaram-se mais acentuadas e o mesmo aconteceu com o seu desapreço pelas convenções sociais. Ainda que dispunha de pouco dinheiro Isadora se hospedou no Hotel e, durante o tempo que se preparava para os seus concertos começou a percorrer a cidade.
o Teu biógrafo, o norte-americano de imigração e integração Blair, conta que visitou não apenas os bairros elegantes, entretanto também A Boca, centro da rutilante vida nocturna da cidade (sic)”. Os espectadores de teu primeiro concerto, no dia doze de julho, receberam as danças de Isadora e um pouco friamente. Entretanto, outras dificuldades se logo à frente.